O Euromilhões desta sexta-feira pode tornar alguém muito, muito excêntrico. Em jogo está um prémio máximo de 190 milhões de euros. De acordo com as regras do concurso, não pode ir mais longe.

O jornal britânico The Guardian fez as contas e ficou a saber que o possível vencedor do grande prémio desta noite ficará mais rico do que a cantora Adele ou do que o famoso chefe de cozinha Jamie Oliver. Ficará ainda mais fico do que o campeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Cento e noventa milhões de euros é de facto muito dinheiro. Quem ganhar vai ficar muito rico. Mas a fortuna arrecadada com a escolha acertada de cinco números e duas estrelas ficará ainda longe da de Cristiano Ronaldo, por exemplo.

O valor total da fortuna do craque português não reúne consensos, mas as mais variadas fontes situam-na entre os 230 e os 290 milhões de euros.

Se for comparar o grande prémio desta noite com as fortunas dos homens mais ricos de Portugal, de acordo com a revista Forbes, é capaz de não achar 190 milhões de euros assim tanto dinheiro.

Américo Amorim, que morreu este ano, deixou, de acordo com a Forbes, uma fortuna de 2484,2 milhões de euros. Alexandre Soares dos Santos, o dono da Jerónimo Martins, que detém a cadeia de supermercados Pingo Doce, tem uma fortuna avaliada em 1763,2 milhões de euros. E Belmiro de Azevedo, o eterno homem forte da Sonae tem uma fortuna de 1382,5 milhões de euros.