Notícia atualizada às 18:30

A neve caiu hoje pela primeira vez este outono na Serra da Estrela e obrigou ao corte de estradas do maciço central, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Segundo o CDOS, os troços Piornos/Cruzamento da Torre (troço 11), Cruzamento da Torre/Torre (12) e Lagoa Comprida/Cruzamento da Torre (13) foram encerrados pelas 05:00 desta terça-feira.

Devido à queda de neve, pelas 08:30 também foram fechados à circulação rodoviária os troços Portela do Arão/Lagoa Comprida (troço 01) e Lagoa Comprida/Sabugueiro (troço 02).

Fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal disse à Lusa, pelas 09:00, que continuava a nevar e na área das suas instalações, nos Piornos, os termómetros marcavam um grau negativo.

A primeira neve do outono, que começou a cair pelas 04:30, «é pouca coisa», referiu a fonte, embora suficiente para fechar as estradas do ponto mais alto da Serra da Estrela.

«Se continuar a nevar, é difícil reabrir as estradas», disse, não adiantando previsões para a reabertura dos troços encerrados à circulação automóvel.

Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge mais cedo, pois em 2013 as primeiras neves aconteceram a 16 de novembro.

A Estância de Ski da Serra da Estrela partilhou algumas fotografias onde é possível ver o manto branco que cobre a zona.

Entretanto, por volta das 16:30, a circulação foi reaberta.