O mau tempo que se faz sentir em toda a Europa está a dar que fazer às companhias aéreas e a TAP não é exceção. Esta manhã o voo das 6:50 de Lisboa para Londres, a capital britânica, foi cancelado e desde então um outro para Bruxelas e mais dois para o Funchal, que tiveram que voltar para trás. De resto, nada aterra ou sai da Madeira e já há 44 voos cancelados, a afetar milhares de pessoas.

Fonte da companhia disse esta manhã à TVI que o "o voo [para Londres] teve falta de tripulação", mas que, "de qualquer forma, nunca aconteceria porque os ventos, no aeroporto de London City, estavam muitos fortes." A mesma fonte assegura que esta situação está resolvida e que os passageiros já seguiram, entretanto, num voo com destino a Heathrow.

No que se refere ao voo para Bruxelas, das 8:40, foi cancelado por questões de reorganização da própria transportadora devido ao mau tempo. É que, segundo esclareceu a fonte da TAP, seria o avião que vinha do Funchal e, neste momento, "não há aviões a aterrar ou descolar da Madeira", disse fonte do aeroporto Cristiano Ronaldo à TVI também de manhã.

"Para já, tiveram que regressar um avião que ia do Porto e outro de Lisboa", disse a fonte da TAP. Na Madeira, a perspetiva é que o mau tempo se mantenha, pelo menos, até às 19:00, mas “se houver alguma aberta tentaremos normalizar a situação."

Uma situação que não melhorou e já contabiliza 44 voos cancelados, sendo que durante a manhã 5 tinham divergido, segunda última atualização feita à TVI, por fonte oficial do aeroporto na Madeira.

Quanto ao voo da TAP para Bruxelas, "os passageiros estão a ser recolocados em outros voos", assegura a fonte oficial.

O mau tempo tem sido uma constante em toda a Europa, ao longo de toda a semana. Em Portugal o cenário é idêntico. Este sábado, todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, prevendo-se que a chuva, neve, vento e agitação marítima se estendam de norte para sul ao longo do dia.