A chuva e o vento forte que se fizeram sentir, em todo o país, durante a manhã desta quinta-feiram obrigaram a que o Campeonato Nacional das Profissões, em Beja, fosse evacuado por "receio de que as teias cedessem", segundo apurou a TVI24.

No entanto, uma das tendas chegou mesmo a ceder e uma voluntária da cozinha foi atingida pela estrutura, tendo sido transportada ao Hospital de Beja para ser assistida. 

Segundo fonte dos bombeiros à Lusa, a vítima ficou ferida e foi assistida pela equipa de prevenção dos bombeiros que estava no local e depois transportada para o hospital de Beja.

Fonte oficial do hospital revelou que a vítima é uma mulher, de 37 anos, residente em Beja, que está em observação e a realizar exames no serviço de urgência da unidade de saúde.

Transferida para Lisboa

A mulher, que ficou ferida com gravidade, foi entretanto transferida para o Hospital de São José, em Lisboa, segundo fonte hospitalar.

Fonte oficial do hospital de Beja disse à agência Lusa que a mulher, de 37 anos, foi transferida daquela unidade de saúde, onde tinha entrado no serviço de urgência e realizado exames, para o serviço de cirurgia maxilo-facial do hospital de São José, em Lisboa.

A mulher apresenta ferimentos “graves”, mas está consciente e estável", frisou a fonte, explicando que a transferência deveu-se ao facto de o hospital de Beja não ter especialidade de cirurgia maxilo-facial.

Fim do Campeonato

O fim do campeonato foi antecipado para esta quinta-feira. Os cerca de 400 concorrentes foram dispensados ao final da manhã, estando apenas no local os responsáveis para desmontar as tendas e recolher os materiais.

As tendas estavam instaladas no espaço exterior da quinta onde decorriam provas do campeonato. Trata-se da Quinta de Santo António, situada perto da cidade e onde funciona o serviço de Formação Profissional de Beja.

Na quinta, estariam cerca de mil pessoas, entre concorrentes, voluntários e jurados das provas, público e as várias crianças que participavam na Junior Skills - Mostra de Profissões para crianças até aos 12 anos.

O 43.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, que contou com a participação de 380 jovens de vários operadores de educação e formação do país, arrancou no passado domingo, em Évora.

As provas decorreram no serviço de Formação Profissional de Beja, entre segunda-feira e hoje, e a cerimónia de encerramento, que inclui a entrega de medalhas aos vencedores de cada prova, está prevista para sexta-feira, a partir das 15:00, no Pavilhão Multiusos de Sines.