logotipo tvi24

Casamento gay: redacção final do diploma aprovada

Documento segue agora para Belém para ser aprovado ou vetado por Cavaco Silva

Por: tvi24 / MM    |   2010-02-24 17:26

A redacção final da proposta do Governo que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada, esta quarta-feira, por unanimidade, pela comissão de Assuntos Constitucionais. Apesar da unanimidade, o PSD reiterou a discordância quanto ao «conteúdo» do diploma.

«O PSD manifesta a sua concordância absoluta quanto às alterações efectuadas pelos serviços [do Parlamento], mas mantém as divergências quanto ao conteúdo», afirmou o deputado social-democrata, Carlos Pacheco.

O diploma que consagra o casamento entre pessoas do mesmo sexo segue agora para Belém, para ser analisado pelo presidente da República, Cavaco Silva. De acordo com a Constituição, após a recepção do diploma em Belém, o chefe de Estado terá oito dias para solicitar a fiscalização preventiva da constitucionalidade junto do Tribunal Constitucional e 20 dias para promulgar ou vetar a proposta de lei.

Partilhar
EM BAIXO: Casamento gay aprovado na Assembleia da República
Casamento gay aprovado na Assembleia da República

EM MANCHETE
Submarinos explicam metade da poupança do Governo
Executivo cortou até agora 754 milhões de euros em consumos intermédios, apesar de Passos ter referido uma redução de 1,6 mil milhões entre 2010 e 2013
Fatura da Sorte: hoje é dia de sortear dois Audi A4
Governo está a preparar cortes na ADSE