Trinta e seis bandas, como Despise You, Varukers e Warhammer, vão atuar entre sexta-feira e domingo, em Beja, no Santa Maria Summer Fest (SMSF) deste ano, um "festival de música pesada onde a troika não manda nada".

Segundo divulgoua Associação Juvenil Cultur+, que organiza o evento, a 6.ª edição do SMSF, que "promove as vertentes mais pesadas da música" e é "um dos principais festivais no espectro da música extrema em Portugal", vai decorrer no anfiteatro exterior da Casa da Cultura de Beja com um total de 36 concertos e três sessões de dj's.

O cartaz do SMSF deste ano inclui "um leque eclético de 36 bandas" e que abrange vários géneros musicais, "desde o ´blues` ao ´grindcore`", numa vertente "mais pesada" e noutra "alternativa", explica a Cultur+, referindo que o festival terá dois palcos no recinto para garantir mais tempo de atuação para cada banda.

O primeiro dia do festival, na sexta-feira, vai incluir os concertos dos norte-americanos Despise You, dos franceses Chiens, dos italianos Sedna e Abaton, dos espanhóis Teething e de sete bandas portuguesas, como Quinteto Explosivo, Analepsy, Terror Empire e Vaee Solis, e uma sessão do Dj Jó.

No sábado, o segundo dia do festival, vão atuar os britânicos The Varukers e Necro Deathmort, os italianos Children of Technology, os alemães Albez Duz, os árabes Coat Of Arms, oito bandas portuguesas, como Midnight Priest, Revolution Within, Inquisitor e Marvel Lima, e o músico alentejano Paulo Colaço, além de haver uma sessão do Dj Mr Gönzo.

O último dia do festival, no domingo, vai contar com os concertos dos alemães Warhammer e Blood Atonement, dos espanhóis Northland e Vikingore e dos portugueses Corpus Christii, Theriomorphic, Killimanjaro, Equations, Satanize e Mendigo Blues e uma sessão do DJ Twisted Sisters.

Segundo a Cultur+, além dos concertos, o SMSF, que se assume como um festival "anticrise" e cujo passe para três dias custa "apenas 15 euros", vai incluir visitas guiadas a Beja, "happy hours" de cerveja e passatempos, acrescenta à Lusa.