O primeiro posto avançado de marcação de consultas médicas online foi inaugurado esta sexta-feira na Junta de Freguesia de Queijas, na zona da Grande Lisboa.

Este projecto, com o nome «Queijas rumo à Saúde», tem como principal objectivo evitar a deslocação dos 9600 utentes para a marcação de consultas, ao Centro de Saúde de Carnaxide e à Extensão de Saúde de Linda-a-Velha.

Nesta primeira fase, Queijas inaugura o primeiro posto avançado de marcação de consultas médicas online do país, numa Junta de Freguesia.

Segundo o presidente da Junta, Ricardo Costa Barros, «a saúde está a chegar a Queijas». Dotar a Junta de Freguesia da possibilidade dos cidadãos fazerem a marcação de consultas online é «dotar a freguesia com a proximidade com a saúde».

Com um registo de utentes «maioritariamente idosos» a localização deste serviço na Junta de Freguesia melhora as suas vidas, tendo em conta que «muitos destes utentes não se conseguem deslocar individualmente e necessitam de ajuda de outras pessoas para se deslocarem».

O principal impulso para este avanço tecnológico na freguesia de Queijas foi evitar que o utente se desloque por duas vezes aos centros de saúde: num dia para marcar consulta e na semana seguinte para ir à consulta.

Numa segunda fase do projecto, dentro de dois meses, está prevista a inauguração do posto avançado de enfermagem.