A União Internacional de Telecomunicações, que integra a agência das Nações Unidas para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), lançou o concurso mundial «Young Innovators 2014», destinado a encontrar jovens empreendedores na área da tecnologia.

Na sua quarta edição, o concurso, que vai acontecer entre 07 e 10 de dezembro, em Doha, capital do Qatar, tem por objetivo incentivar e desafiar os jovens a apresentar as suas ideias tecnológicas, avançou a organização, em comunicado enviado à Lusa.

As candidaturas devem ser entregues até 30 de maio pelo sítio da internet https://ideas.itu.int/.

Lançada em 2010, esta competição anual permite aos jovens participarem em `workshops¿ de desenvolvimento da capacidade empreendedora, contactarem e partilharem ideias com especialistas de TIC e demonstrarem os seus produtos e serviços no «InnovationSpace», espaço de exposição especializado do evento.

A organização explicou que o primeiro desafio da edição de 2014 centra-se nos «Conteúdos Digitais Locais», aberto a «empresários startup» com idades entre os 18 e 30 anos e de qualquer dos 193 estados membros da União Internacional de Telecomunicações.

«O concurso procura as mais promissoras startups tecnológicas que estão a inspirar a criatividade, agregação e digitalização de conteúdos dinâmicos locais, particularmente em scripts não latinos», salientou.

Acrescentando que «podem concorrer novos negócios envolvidos em scripts de conteúdos que solucionem, por exemplo, os desafios técnicos da digitalização de scripts através de tecnologias inovadoras ou atualizações de tecnologias antigas, tais como o reconhecimento de caracteres, o reconhecimento de voz ou software de tradução».

O «Young Innovators» irá eleger duas startups, através de um Comité de Seleção composto por especialistas e convidados.