PUBLIRREPORTAGEM

A Galp Energia lançou no passado dia 16 de Março, o Programa de Mobilidade Sustentável, um projecto a longo prazo, que envolve diversas iniciativas inovadoras dedicadas à promoção da eficiência energética que, numa primeira fase, dará destaque à mobilidade sustentável.

Num contexto de crescentes dificuldades económicas e de maior consciencialização sobre os problemas da sustentabilidade ambiental, colocam-se uma série de novos problemas para os quais é necessário e urgente encontrar novas soluções e, acima de tudo, adoptar novos comportamentos. Mais do que contribuir para o despertar das consciências e do sentido cívico dos cidadãos sobre estes novos problemas, a Galp pretende criar instrumentos muito concretos e práticos para que essa mudança de mentalidade tenha efeitos práticos.

Para isso, a Galp Energia vai disponibilizar soluções de mobilidade sustentável que facilitem a adopção de comportamentos que resultam numa utilização mais racional dos recursos energéticos, nomeadamente ao nível da utilização das viaturas particulares.

Este programa não é dirigido aos consumidores, mas a todos os cidadãos, a todos os agentes públicos e privados, cuja alteração de atitude face à utilização da energia pode resultar em benefícios para o ambiente, a economia e para o orçamento familiar dos portugueses.

Em Lisboa chegam todos os dias 450 mil veículos. Desde 1991 até 2001, a percentagem de automóveis que entra na cidade apenas com o condutor a bordo aumentou 19 por cento, com reflexos na preferência do transporte privado em relação aos transportes públicos. O que traz cada vez mais problemas de poluição, de tráfego e de perda de qualidade de vida nas cidades. Também no Porto estas questões se colocam, já que cerca de 300 mil veículos entram diariamente na cidade, 130 mil dos quais só na hora de ponta, entre as 7h30 e as 9h30.

Estudos indicam que nestas duas cidades circulam todos os dias dois milhões de lugares vazios, a par de uma taxa de ocupação dos automóveis na ordem dos 1,4 passageiros/automóvel. Um estudo recente da Universidade Fernando Pessoa revela-nos que se aumentarmos esta média para 2 pessoas por carro, conseguimos reduzir em 25% as emissões de CO2 para a atmosfera.

O PORTAL ENERGIAPOSITIVA.PT e a FUNCIONALIDADE GALPSHARE

Está já on-line o portal energiapositiva.pt. Uma comunidade web 2.0, sobre eficiência energética, construída em open source, de acesso e registo completamente gratuito, desenvolvida pela Galp Energia para ser um centro de partilha e pesquisa de todo o tipo de conteúdos relacionados com esta temática.

Esta plataforma irá disponibilizar várias funcionalidades, das quais a primeira já em funcionamento é o Galpshare, que permite a formação de redes sociais para partilha de meios de transporte (automóveis e outros) por pessoas cujos percursos e horários coincidam. É a resposta prática ao desafio lançado a todos os portugueses.