O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, considerou esta quarta-feira «excelentes» as relações políticas luso-chinesas, afirmando que, ao longo de cinco séculos, os contatos entre os dois países foram «sempre marcados por um entendimento construtivo».

«Portugal e China são países com excelentes relações políticas, alicerçadas na amizade, cooperação e respeito mútuo», disse Cavaco Silva na abertura de um seminário económico em Xangai com cerca de 250 empresários portugueses e chineses.

Recordando os recentes investimentos chineses em Portugal, no valor global de mais de 3 mil milhões de euros, o Presidente português disse que esse fenómeno «evidencia a complementaridade das duas economias e a convergência dos respetivos interesses estratégicos nos mercados internacionais».

«Ao longo da sua História, Portugal e a China souberam encontrar pontos e estabelecer alianças de benefício mútuo», disse o Presidente português.

Cavaco Silva iniciou na segunda-feira uma visita de uma semana à China, a primeira de um chefe de Estado português em quase uma década.

O Presidente português segue esta quarta-feira à tarde (hora local) para Pequim, onde vai encontrar-se com o homólogo chinês, Xi Jinping, e no fim de semana estará em Macau, última etapa da visita.