Quase 70 por cento das chamadas de voz de telemóvel são realizadas dentro da mesma rede.

No mesmo período, os assinantes do serviço telefónico móvel realizaram, em média, cerca de 44 chamadas mensais, menos uma do que no período anterior.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), referentes ao quarto trimestre de 2008, realizaram-se 1.955 milhões de chamadas de voz, ou seja mais 7,8% do que no período homólogo.

Por outro lado, o tráfego fixo-móvel diminuiu 10% face ao trimestre homólogo, reforçando-se a assim a tendência que se vem registando há alguns anos.

A 31 de Dezembro de 2008 existiam 14,910 milhões de assinantes de telemóvel, o que representa um aumento de 2,6% face ao trimestre anterior e de 10,8% em termos homólogos.

Cartões pós-pagos a crescer

Do total, 11,047 milhões são detentores de cartões pré-pagos, ou seja 74% do total, e 3,863 milhões são detentores de planos de assinatura.

«Os cartões pós-pagos têm vindo a crescer nos últimos trimestres, evolução que está associada, entre outros factores, à adesão dos assinantes de serviços de dados baseados no UMTS que, tipicamente, implicam o pagamento de uma mensalidade», explica a Anacom.

Para explicar o elevado número de assinantes, a autoridade lembra que existem cartões «SIM» para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet e também cartões afectos a empresas, máquinas, equipamentos e viaturas.

No último trimestre de 2008, o número de utilizadores com acesso aos serviços UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) ultrapassou os 4,3 milhões. O número de utilizadores activos foi cerca de 1,3 milhões, mais 20,9% do que no período anterior.

Em termos de crescimento homólogo, o número de utilizadores activos de serviços UMTS cresceu 47,7%.

Por outro lado, houve 4 mil milhões de minutos de conversação originados nas redes móveis, mais 0,9% em relação ao trimestre anterior.

Em termos homólogos, o aumento foi de 15,8%. O número de minutos terminados atingiu mais de 4,1 mil milhões.