Portugal e Cabo Verde vão ter ligações reforçadas nas telecomunicações.

O investimento de 38,7 milhões de euros (50 milhões de dólares) foi anunciado esta sexta-feira, no âmbito de uma parceria entre a Portugal Telecom (PT) e a CV Telecom que contempla um sistema de ligações submarinas, parte de um consórcio internacional.

«Este investimento traduz-se num ganho de competitividade para a economia de Cabo Verde, ao permitir a implementação de comunicações internacionais mais fiáveis, aumento da qualidade e velocidade das ligações de Internet», refere a PT em comunicado.

Com a sua entrada em funcionamento prevista para 2011, concretiza-se uma ambição de Cabo Verde que permitirá aumentar a conectividade e contribuirá para a utilização das tecnologias ligadas à banda larga.

Assumido como um investimento de longo prazo, já que está dimensionado para uma capacidade de vida de no mínimo 15 anos, o novo sistema submarino percorrerá toda a costa ocidental de África, complementando as ligações já existentes, SAT-3 e Atlantis II.

A PT assegurará a ligação a algumas das suas operações africanas, assim como a conectividade de internet com o principal centro de telecomunicações europeu (Londres).

As acções da PT seguem a desvalorizar 0,46% para 5,90 euros.