«O Governo fala com as Juntas de Freguesias mas não as ouve». A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Armando Vieira, esta segunda-feira, à margem da assinatura de um protocolo de cooperação com o Governo, o qual permite às juntas, informar e apoiar os contribuintes no envio electrónico das declarações de IRS, relativas ao ano de 2008.

A afirmação vem na sequência de um ponto do Orçamento de Estado em que foi retirado capital destinado a ajudar as freguesias. «De uma forma surpreendente para nós foram retirados 5 milhões de euros do orçamento destinado para ajuda às grandes freguesias», disse Armando Vieira.

IRS aumenta com mexida nas pensões de alimentos

O protocolo assinado esta segunda-feira «faz parte da nossa postura habitual em servir melhor o cidadão, mas não pode ser uma via de sentido único, como tem acontecido nos últimos tempos». Assim, o responsável sublinha que é importante «uma igual atitude do Governo».

A Anafre «põe de lado as ideologias políticas procurando sempre colaborar em tudo o que é de interesse nacional», acrescenta.

«Nós desejamos ser vistos como parte da solução e nunca como parte do problema», conclui Armando Vieira.