A utilização dos transportes públicos norte-americanos em 2008 foi a mais alta de sempre e o volume de tráfego o maior dos últimos 52 anos, segundo um relatório publicado segunda-feira pela Associação Americana de Transportes Públicos.

O número de pessoas a viajar de comboio, metro e autocarro aumentou quatro por cento em 2008, para os 10,7 mil milhões de viagens, com o número de quilómetros percorridos em viatura própria pelos norte-americanos a reduzir 3,4 por cento.

Economia «caiu de um penhasco»

«Apesar da queda nos preços dos combustíveis durante o segundo semestre e com centenas de milhar de trabalhadores a perderem os seus empregos, cada vez mais pessoas escolheram os transportes públicos por todo o país», explicou William Millar, presidente da Associação Americana de Transportes Públicos (APTA, sigla em inglês).

«Utilizar os transportes públicos pode representar uma poupança de mais de oito mil dólares por ano», acrescentou o presidente da associação.

O relatório afirma no entanto que, apesar do aumento registado, a utilização dos transportes públicos nos EUA, no quarto trimestre de 2008, progrediu apenas quatro por cento, contra os seis por cento registados durante o terceiro trimestre, reflectindo o aumento do desemprego.