O presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, prepara-se para anunciar esta sexta-feira o início das emissões do canal Benfica em sinal aberto no território de Cabo Verde.

De acordo com fonte da comitiva de José Sócrates, a operadora acredita que a transmissão deste canal em Cabo Verde «terá grande impacto popular».

Para além deste anúncio, acrescenta a Lusa, as empresas de Telecom de Portugal e cabo-verdiana assinam esta sexta-feira um acordo de um investimento de 40 milhões de euros para a construção de um cabo submarino, que estará operacional em Cabo Verde no final de 2010.

O acordo será assinado no segundo dos três dias de visita oficial do primeiro-ministro português, José Sócrates, a Cabo Verde, e permitirá a este país maior segurança na sua rede de telecomunicações e um aumento substancial ao nível da capacidade de banda larga.

O investimento que será concretizado é feito em partes iguais de 25 milhões de dólares norte-americanos por parte da PT portuguesa e da Cabo Verde Telecom.