pub

Ler a última notícia

Rixa na prisão de Pinheiro da Cruz só terminou com balas

Desentendimento entre 30 reclusos e guardas obriga à intervenção de força especial

Por: Redacção / AG  |  13- 10- 2010  18: 32

Motim na prisão de Coimbra

Uma rixa entre prisioneiros e guardas, na prisão de Pinheiro da Cruz, só foi controlada depois de vários tiros terem sido disparados. Os confrontos ocorreram na manhã desta terça-feira, no Estabelecimento de Grândola. Ao que a TVI apurou o motim dos reclusos terá começado nas celas e apesar dos desacatos com 30 reclusos não há feridos graves.

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) já confirmou a ocorrência, mas recusou-se a revelar mais pormenores, nomeadamente, os motivos que levaram aos desacatos. Ao que a TVI apurou, os desentendimentos ocorreram nas celas entre reclusos e guardas prisionais e depois evoluíram para o refeitório do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola.

O número de reclusos envolvido na altercação levou a Direcção do Estabelecimento a chamar o Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais (GISP) para controlar a desordem. Os elementos da força especial foram mesmo obrigados a efectuar vários disparos para conter o motim.

Apesar das balas, nenhum recluso ou guarda foi atingido e ao que indica a DGSP ninguém ficou ferido.

Os motivos que levarão aos desacatos deram já origem a um inquérito interno, no entanto, ao que tudo indica a revolta dos prisioneiros terá sido despoletada por queixas de descontentamento anteriores.

Estamos no Facebookmais aqui

Programação - Semana de 25 de Maio a 31 de Maio

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa