O ministro dos Negócios Estrangeiros português vai realizar uma visita de trabalho a Angola ainda este mês de dezembro, com o intuito de relançar  a cooperação estratégica entre os dois países.

O anúncio foi feito embaixador de Portugal em Angola, João da Câmara, à saída de um encontro com o vice-presidente daquele país, Manuel Vicente, a quem entregou uma mensagem do vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.

O embaixador português referiu, citado pela Lusa, que a visita de Rui Machete deverá ajudar a relançar a comissão mista entre Angola e Portugal, acrescentando que «há uma série de matérias que estão pendentes, que podem ajudar no relacionamento».

Sobre a mensagem de Paulo Portas, o diplomata referiu que sublinha a necessidade do reforço da cooperação entre os dois países.

Lisboa e Luanda tinham acordado a realização da primeira cimeira bilateral, que deveria decorrer em fevereiro deste ano, em Angola, mas em outubro de 2013 o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou o fim do projeto para estabelecer uma cooperação estratégica com Portugal.

Alguns dias antes, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, tinha pedido desculpa a Luanda pelas investigações do Ministério Público português, declarações que provocaram polémica em Lisboa.