Os novos reis de Espanha chegaram ao Palácio de Belém, onde dezenas de populares se concentravam para tentar ver Felipe VI e Letizia.

À chegada a esta visita de Estado, os monarcas foram recebidos com honras militares pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e pela mulher, Maria Cavaco Silva, tendo de seguida posado para a fotografia e posteriormente assinado o Livro de Honra.

Na agenda desta visita está previsto um encontro com a presidente do Parlamento e com o primeiro-ministro.

Depois segue-se uma reunião entre Cavaco Silva e Felipe VI, com a participação das respetivas delegações. Paralelamente, Maria Cavaco Silva e a rainha Letizia encontram-se com a presidente da Federação das Doenças Raras, Paula Costa, também no Palácio de Belém.

Os reis deslocam-se depois para o Palácio de Queluz, onde serão recebidos pelo Presidente e Maria Cavaco Silva e assistirão a uma exibição dos cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, participando depois num almoço oferecido pela Presidência, em sua honra, na Sala do Trono.

O chefe de Estado português e Felipe VI deverão proferir discursos e brindes nesta ocasião.

Depois, os monarcas espanhóis dirigem-se para o parlamento, onde irão assinar também o Livro de Honra e receber cumprimentos de deputados, reunindo-se depois com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Realizam ainda uma breve visita à Assembleia da República e visitam a exposição «O Nascimento de uma Democracia», segundo informação divulgada pelo parlamento.

Os reis espanhóis dirigem-se depois para o Palácio de São Bento, para um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O Presidente português convidou os novos monarcas espanhóis a visitar o país, quando enviou a sua felicitação no passado dia 19 ¿ data da coroação de Felipe VI -, expressando que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém «laços especiais de amizade».

De acordo com a Casa Real espanhola, esta viagem insere-se num conjunto de visitas de apresentação que os reis realizarão aos países vizinhos, incluindo Marrocos, França e Bélgica.

Na primeira viagem após a coroação, Felipe VI e Letizia deslocaram-se ao Vaticano, onde foram recebidos pelo papa Francisco, no passado dia 30.

A última vez que o casal real visitou Portugal foi em maio de 2012, na altura como príncipes das Astúrias.

Na altura, Felipe e Letizia também foram recebidos por Cavaco Silva, cumprindo uma agenda de três dias que incluiu vários atos oficiais com as principais autoridades portuguesas e figuras destacadas das áreas da cultura, política e economia.

Foram igualmente recebidos na Assembleia da República e deslocaram-se a Braga para visitar o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, um ambicioso projeto científico que conta com o apoio dos dois países.