Marco António Costa manifestou, esta segunda-feira «moderada satisfação» pelos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o PIB, afirmando que «a evolução do crescimento» da economia portuguesa «está no caminho certo».

«Os números agora conhecidos comprovam esse sentido de crescimento da nossa economia e o facto de a economia estar a revelar-se robusta sob o ponto de vista do seu crescimento», afirmou o porta-voz do PSD.

O INE reviu em alta o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano, que aumentou 0,9% do PIB face a igual período de 2013, com o novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010).

Segundo Marco António Costa, tendo em conta que os dados do INE foram projetados de acordo com um novo sistema estatístico, o PSD tem sempre «uma atitude de moderação relativamente a esta matéria» e torna-se importante «observar nos trimestres seguintes o comportamento do investimento».

«Estes sinais da economia são motivos para estarmos atentos mas também confiantes para o futuro», sustentou o social-democrata.

O responsável lembrou que em novembro o Governo estimava em 0,8% o crescimento do PIB, tendo retificado esse valor para 1% no Orçamento Retificativo.

«O que temos [agora] é exatamente o ponto do meio», disse, «sinal que temos confiança, de que a evolução do crescimento do PIB está no caminho certo».

O porta-voz considerou ainda que, nestes dados sobre o PIB, «há um contributo relativamente positivo das exportações».