O eurodeputado comunista João Ferreira lastimou este domingo que o programa socialista para um futuro Governo faça «silêncio de chumbo» sobre a reposição de rendimentos aos trabalhadores, reformados e pensionistas, num almoço-comício no salão dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

«O ponto 27 do programa apresentado pelo PS diz 'não aumentar a carga fiscal'. O ponto 28 diz 'não retirar mais rendimentos aos trabalhadores e aos pensionistas'. A questão verdadeiramente decisiva com que os portugueses estão confrontados é se vão ver recuperados os níveis de rendimentos anteriores», salientou o cabeça de lista da CDU às europeias de 25 de maio.

Questionado sobre se a apresentação por parte do secretário-geral socialista de 80 objetivos políticos - o «Contrato de Confiança» -, designadamente o fim da contribuição de sustentabilidade dos pensionistas ou a baixa progressiva da sobretaxa do IRS, podia vir a ser um «início de conversa» entre ambos os partidos, João Ferreira respondeu que «não é possível pelo conjunto de compromissos que ali são assumidos», referindo-se ao «amarrar do país ao Tratado Orçamental» e a recusa da renegociação da dívida.

«Estamos perante um partido que assina um tratado cuja justificação é que, mesmo que mudem os Governos, as políticas não mudam, nomeadamente o compromisso de repor os rendimentos de reformados, pensionistas e trabalhadores, também os direitos - o direito à saúde, que foi profundamente atacado, o direito à educação, à segurança social. Em torno disto, há, de facto, um ¿silêncio de chumbo' em todos aqueles pontos», continuou o também vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Após a refeição, com a presença de quase 100 militantes ou apoiantes da força que congrega PCP, Verdes e Intervenção Democrática, João Ferreira declarou que «não adianta sacar da cartola um coelho», dirigindo-se ao maior partido da oposição, o PS, e à sua «promessa que se refere a um aspeto muito parcial do ataque que foi feito, nos últimos anos, aos reformados e aos pensionistas», ou seja, o fim da contribuição de sustentabilidade.