A coordenadora-nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje ser «importante» que «as pessoas exerçam o seu poder de decidir» deslocando-se às urnas nas eleições autárquicas, sublinhando que assim se faz a «concretização da democracia».

«Espero que as pessoas venham votar. Espero que exerçam o seu poder de decidir. É importante que as pessoas saiam de casa e venham exercer o seu dever cívico que é também a concretização da nossa democracia», disse Catarina Martins.

A coordenadora-nacional do Bloco de Esquerda chegou à mesa de voto número 25 da Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, por volta das 10:20.

O mau tempo que se tem vindo a sentir no Norte do país não deve ser, para Catarina Martins, desculpa para não ir votar: «Com bom tempo ou mau tempo, temos vivido dias difíceis e as pessoas sabem que é importante participarem da escolha e exercerem o seu poder de decidir sobre como é a nossa vida coletiva», afirmou.

Questionada sobre a discussão em curso sobre a nova legislação eleitoral, a coordenadora do Bloco de Esquerda relegou para mais tarde uma opinião sobre o tema.

«Teremos tempo para pensar nisso. Com certeza que, quem acompanhou, sabe que não houve e cobertura mediática que costuma haver. Mas isso são temas sobre os quais devemos reflectir a partir de segunda-feira», concluiu Catarina Martins, como reporta a Lusa.