O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse em Luanda que está a preparar uma nota para o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, noticiou hoje a agência Angop.

Segundo a agência, que divulgou hoje uma extensa entrevista ao chefe da diplomacia angolana, Chikoti «deu a conhecer ainda que está a preparar uma nota para o seu homólogo português, já que há algum tempo que não tem havido grandes contactos».

Georges Chikoti classificou as relações com Portugal como «normais», mas avançou que, «para além do que já se tornou público, há coisas que não são muito boas».

«Por exemplo a embaixada angolana (em Lisboa) foi apedrejada na semana passada, mas o Governo português também já repudiou este facto», escreveu a Angop.

Angola e Portugal «devem gerir uma relação boa, de cortesia, apesar de alguns aspetos que já não terão lugar, apontando a título de exemplo a questão da parceria estratégica», destaca a Angop.

«O volume de negócios entre Angola e Portugal é importante e tem de ser tido em conta. Há muitas empresas que aqui trabalham e angolanas que têm estado em Portugal, mas acho que a nossa relação é boa», referiu ainda o ministro citado pela Angop.