Um grupo de cinco deputados do PS apresentou hoje duas propostas de alteração do Orçamento do Estado (OE) para 2014 para reduzir a tributação de veículos híbridos elétricos.

Devido à «característica distintiva» dos híbridos elétricos plug-in, o seu «carregamento elétrico através de uma qualquer fonte de eletricidade externa», o grupo de deputados do PS pretende que o OE tenha em consideração nos Impostos Sobre o Veículo (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC) a «aplicação gradual em atenção à eficiência energética dos veículos e ao estímulo à utilização de novas tecnologias e meios de transporte mais eficientes».

As propostas de alteração são assinadas a título individual pelos deputados Fernando Serrasqueiro, Renato Sampaio, Isabel Santos, Nuno André Figueiredo e José Lello.

«Um dos grandes desafios da atualidade centra-se na necessidade de adaptar a sociedade cosmopolita às exigências ambientais mais limpas e de promover a utilização de energias limpas e a redução da emissão de gases com efeito de estufa», sublinham os parlamentares.