pub

Ler a última notícia

Sócrates promete alargar cheques-dentista

Fórum Novas Fronteiras 2009-2013 foi palco de respostas à oposição e de promessas eleitorais no âmbito da saúde

Por: Redacção / Tânia Gonçalves  |  21- 7- 2009  23: 39

Comentários
José Sócrates

O «Fórum Novas Fronteiras 2009-2013», realizado esta quarta-feira, foi dirigido à saúde, com a promessas eleitorais, mas não deixou de dar resposta à líder do PSD, relativamente às últimas acusações proferidas.

O ministro dos assuntos parlamentares, Santos Silva, afirmou que o PS não tem que ter vergonha por esclarecer as propostas, ao contrário do PSD que mostra «uma tentativa desesperada de pedir um verdadeiro cheque em branco aos portugueses».

Já o primeiro-ministro considerou que «o que o nosso país neste momento precisa é que os líderes políticos lhe digam o que é que se pode e o que se deve fazer», referiu Sócrates no início do seu discurso, no Fórum Novas Fronteiras, onde o tvi24.pt esteve presente.

«Infelizmente vejo muitos outros preocupados com os ataques políticos», disse o líder socialista, numa resposta indirecta às acusações proferidas por Manuela Ferreira Leite, no domingo.

O SNS está no programa eleitoral do PS

A saúde, o tema em debate no Fórum Novas Fronteiras desta quarta-feira, mereceu, no final das intervenções dos especialistas, a participação do primeiro-ministro, José Sócrates, que elogiou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apresentou os três objectivos a cumprir, na próxima legislatura, caso os portugueses escolham o PS para voltar ao Governo.

Uma das primeiras reformas a ter em conta será relativamente aos cuidados continuados, a concretizar até 2013. «A reforma que tínhamos prevista para os cuidados continuados, que deveria ser atingida em 2016, achamos que é possível cumpri-la em 2013. Isso significa duplicar o número de lugares que existe hoje», disse o líder socialista.

Referiu ainda, que é um dos objectivos «completar a criação das Unidades de Saúde Familiares».

Generalizar o cheque-dentista

Com grande ênfase, Sócrates falou numa das grandes metas a atingir no seu próximo mandato. Trata-se do programa cheque-dentista. O líder socialista afirmou que pretende generalizar a abrangência deste programa. Actualmente apenas atinge as crianças com sete, dez e treze anos, num total de 200 mil.

«O nosso compromisso é garantir até ao final da legislatura o acesso a cuidados de saúde oral de todas as crianças e todos os jovens dos quatro aos 16 anos», esclareceu o líder do PS.

Sócrates felicitou aqueles que sempre acreditaram na capacidade do SNS, realçando a importância que o serviço está a ter, ao referir a iniciativa do Presidente dos EUA, Barack Obama, que pretende implantar um SNS no país.

Na primeira fila, do Fórum Nova Fronteiras, estavam ainda a ministra da saúde, Ana Jorge e Maria de Belém, ex-ministra da saúde e actual deputada do PS.

O Fórum, realizado no Museu do Oriente, em Lisboa, contou com a presença na mesa de João Correia da Cunha, director clínico do Hospital de Santa Maria, Nuno Sousa, Professor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, Luís Almeida Santos, médico pediatra do Hospital de São João e ainda da médica clínica geral da Unidade de Saúde Familiar Marginal, Ana Ferrão. As intervenções foram moderadas por Vítor Ramos, médico Clínica Geral.

Estamos no Facebookmais aqui

Plano de
Lisboa
A carregar...

Programação - Semana de 12 de Fevereiro a 18 de Fevereiro

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa