pub

Ler a última notícia

Sócrates: «Teremos mais 10 mil empregos no sector social»

Primeiro-ministro destaca políticas sociais na assinatura de contratos com as IPSS

Por: Redacção / CP  |  21- 2- 2009  21: 54

Comentários
José Sócrates

O primeiro-ministro destacou, este sábado, as políticas sociais do Governo no apoio à família e no combate à pobreza e enalteceu a resposta pronta das instituições de solidariedade ao desafio da criação de emprego, escreve a Lusa.

«Mais de 100 mil grávidas recebem o apoio pré-natal que antes não existia. O abono pré-natal foi um primeiro passo para estimular a natalidade, mas o mais importante é o investimento que fazemos em creches e outros equipamentos sociais para que as famílias jovens tenham condições para ter os seus filhos», salientou.

José Sócrates falava na assinatura de contratos entre o Estado, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e centena e meia de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), no âmbito do programa «Iniciativa Emprego 2009 - o emprego primeiro».

«Mais 200 mil idosos com apoio»

Segundo o primeiro-ministro, que classificou de «peste branca» a redução da natalidade na Europa, o investimento em equipamentos sociais passou de 19 milhões de euros em 2004 para uma média anual de mais de 120 milhões de euros, estando em curso em todo o país 215 obras e aprovados pelo programa PARES mais 600 equipamentos sociais.

«Totalizam 400 milhões de euros de investimento e significa que teremos mais 10 mil empregos no sector social», disse.

Para o primeiro-ministro, trata-se de «um pulo nas políticas sociais» que apelidou de «nova geração», sem esquecer o combate à pobreza, a que o Governo tem procurado dar atenção.

«Em 2005 disse aos portugueses que era preciso pôr as contas públicas em ordem, o que exigiu sacrifícios, mas passámos de um défice orçamental de 6,83 por cento para 2,2 por cento em 2008, e ainda fomos capazes de arranjar dinheiro suficiente para o complemento solidário de idosos. Três anos depois, 200 mil idosos recebem esse complemento solidário, pelo que há mais 200 mil pessoas que estavam na pobreza a viver com dignidade», disse.

Estamos no Facebookmais aqui

Plano de
Lisboa
A carregar...

Programação - Semana de 23 de Fevereiro a 29 de Fevereiro

  • Política MesmoCom Paulo Magalhães

    Política MesmoA politica que se faz, os políticos que marcam a actualidade, com Paulo Magalhães.

  • Observatório do MundoReportagem

    Observatório do Mundo«Os Paralímpicos a Caminho de Londres 2012» às 20h.

  • Chegadas e Partidas Actualidade

    Chegadas e Partidas Programa moderno e atual sobre o turismo português.

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa