logotipo tvi24

Seguro defende eleição de um «presidente da Europa»

Líder do PS acredita que o federalismo é «o caminho» a seguir

Por: tvi24 / CP    |   2012-05-09 15:06

O secretário-geral do PS defende a «eleição de um presidente da Europa» por «todos os europeus» e considerou que a «doença» da União Europeia é a sua «ambiguidade», apontando o federalismo como «o caminho» a seguir.

António José Seguro, que falava em Braga na Universidade do Minho (UMInho) a propósito da evocação do Dia da Europa, avisou ainda que a lógica do «bom aluno seguidista» é um «erro» e que este se «paga caro».

Para Seguro, a Europa «tem que pôr fim à ambiguidade» que considera ser a «doença» da União Económica e Monetária, apontando esta «união monetária» como «imperfeita».

A «ambiguidade» da Europa, afirmou, passa ainda por existirem na União Europeia «Estados que mandam mais do que outros» e «diferentes políticas orçamentais».

Assim, apontou, a solução passa pelo «caminho do federalismo e não ficar a meio da ponte».

Neste caminho, o líder do PS salientou a necessidade de eleição «por todos os europeus» de um líder. «Defendo que cada europeu possa votar para eleger um presidente da Europa e um projeto político», afirmou, defendendo ainda um «orçamento comum na União Europeia».

O líder socialista voltou a apontar o «crescimento económico e políticas de emprego» como solução para a, apelidou, «crisona» que a Europa enfrenta.

Segundo o líder socialista, «não está escrito em nenhum manual que o défice tem que ser reduzido até 2014» pelo que «é preciso mais tempo».

Perante uma plateia de estudantes e docentes da UMinho, o secretário-geral do PS disse que o «Banco Europeu de Investimentos e o Banco Central Europeu devem ter um papel mais relevante» e que deviam «emitir moeda e emprestar dinheiro diretamente aos Estados membros».

Assim, explanou, a «opção em termos políticos é saber se para lidarmos com a crise é melhor convivermos com um bocadinho de inflação ou com muito desemprego».

Partilhar
Mais sobre este tema
EM BAIXO: Seguro
Seguro

«Não faz sentido que Gaspar vá à Alemanha exibir a triste figura»
Constança Cunha e Sá critica reunião de quarta-feira em Berlim e diz que Portugal tem de deixar de prestar vassalagem aos germânicos
«Cavaco tentou emendar a própria mão»
Comentário de Santos Silva na TVI24
«Conselho de Estado passou ao lado da realidade»
Jerónimo de Sousa considera que Cavaco e os conselheiros só falaram da «continuação das políticas e das medidas da troika sem a troika»
EM MANCHETE
Portugal vai precisar de mais empréstimos
Manuela Ferreira Leite está convencida que alguém terá de nos emprestar dinheiro após a saída da troika
Conselho de Estado também discutiu eleições antecipadas
Taxa sobre pensionistas «só será aplicada em último recurso»
PUB