O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa recusou este sábado uma candidatura ligada a interesses e garantiu ter a certeza que as eleições ainda não estão decididas. 

"A minha candidatura é feita contra interesses instalados. Eu tenho sido o candidato que, de forma mais clara, mais direta e mais frontal, tenho dito tudo ao longo destes meses. Eu não sou um candidato de não dizer nada", disse em entrevista ao Jornal das 8 da TVI.


O candidato afirmou ainda que avançaria sempre para as eleições independentemente das sondagens.

"Teria avançado em todos os momentos. A minha decisão de avançar é uma decisão que se toma no interior, a partir de um ato de responsabilidade, a partir de um ato de compromisso que nós temos com o país", justificou. 

"Tenho a certeza absoluta (que estas eleições ainda não estão decididas). Essa convicção vem-me de tudo o que tenho visto nas ruas, de tudo o que tenho visto, de tudo o que tenho recebido das pessoas. Não tenho dúvidas que estas eleições vão ser disputadíssimas até ao último momento. Agora, é preciso clarificar o que está em causa e na verdade o que está em causa é a abertura, como eu tenho dito muitas vezes, de um novo tempo na política portuguesa. E esta candidatura é a que melhor dá corpo a esse novo tempo na política portuguesa". 


Sampaio da Nóvoa afirmou ainda que Maria de Belém revela 'incómodo' com o novo tempo político e que Marcelo Rebelo de Sousa anda a jogar ao 'jogo do esconde esconde'.

“O apoio formal de qualquer partido é bem vindo e não farei de conta que não o quero. Quando era aqui comentador fazia de conta que não era candidato e agora que é candidato faz de conta que não foi comentador, faz de conta que não tem o apoio de Passos Coelho e Paulo Portas, faz de conta que não justificou durante estes anos todos a austeridade, faz de conta uma série de coisas, que obviamente não deixam uma matriz de confiança nos portugueses", rematou.

"Parece-me normal que se algum candidato ou alguma candidata tem alguma coisa para dizer ao país, que o diga. Agora, parece-me també, e no plano estritamente político, que é uma candidatura que tem tido muita dificuldade em lidar com este novo tempo político", concluiu.