O primeiro-ministro e os ministros dos Negócios Estrangeiros, Finanças, Justiça, Desenvolvimento Regional, Economia e Ambiente deslocam-se quarta-feira a Bruxelas para uma reunião de trabalho com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o colégio de comissários.

A delegação do Governo será ainda composta pelo secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, e irá debater com o executivo comunitários temas como o programa de assistência, a situação da economia portuguesa ou a união bancária, disse à agência Lusa fonte do executivo.

«Vão ser abordados vários assuntos que têm marcado os últimos Conselhos Europeus», acrescentou a mesma fonte.

Este encontro de trabalho do Governo português em Bruxelas, que acontece a convite da Comissão, começará com um encontro, por volta das 11:00, entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o chefe do executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso, e, paralelamente, com reuniões entre os seis ministros e os comissários europeus dos respetivos setores.

Para as 12:00 está prevista uma reunião alargada entre a delegação do executivo português e o colégio de comissários, seguindo-se um almoço de trabalho.

Os trabalhos terminam, com uma conferência de imprensa conjunta do primeiro-ministro e do presidente da Comissão Europeia.

Após o encontro com a Comissão Europeia, Pedro Passos Coelho tem ainda agendada uma reunião com o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.