O Presidente da República desejou esta quinta-feira «as maiores felicidades» ao novo rei de Espanha, Filipe VI, formulando «sinceros votos de esperança no significativo momento de renovação geracional» que marcará a história daquele país.

«Na venturosa ocasião da investidura de Vossa Majestade como rei de Espanha, quero desejar, a sua Majestade e à rainha D. Letizia, em nome do povo português e no meu próprio, as maiores felicidades para o reinado que se inicia. Nesta ocasião de júbilo, formulo sinceros votos de esperança no significativo momento de renovação geracional que, seguramente, marcará a história do seu país», lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, a Filipe VI.

Na missiva, divulgada no site da Presidência da República, Cavaco Silva reitera ainda o seu empenho pessoal «continuado reforço das relações» entre Portugal e Espanha, sublinhando que se trata de uma relacionamento «assente nos especiais laços de amizade» que unem os dois povos e que afirma, hoje, nos mais variados domínios de cooperação.

O Presidente da República convida também Filipe VI para visitar Portugal, em data a acordar através dos canais diplomáticos.