Passos Coelho vai concorrer pelo círculo eleitoral de Lisboa, com o vice Paulo Portas como número dois. A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, concorre por Santarém e o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, por Braga. No Porto, o cabeça de lista é o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, com Marco António Costa como número dois e Pedro Mota Soares como o primeiro nome do CDS.

A secretária de Estado da Igualdade Teresa Morais lidera por Leiria, com a ministra Assunção Cristas como o primeiro nome do CDS.

Há ainda três independentes, isto é, não militantes do PSD. São eles Carlos Abreu Amorim por Viana do Castelo, e duas estreias: Margarida Mano por Coimbra e José Carlos Barros por Faro.

Em comparação face a 2011, as mudanças são: Teresa Leal Coelho em Santarém, em substituição de Miguel Relvas, Luís Montenegro em vez de Couto dos Santos em Aveiro, Nilza Sena no lugar de Carlos Moedas em Beja, Jorge Moreira da Silva em vez de Miguel Macedo em Braga, e Adão Silva em Bragança, onde há quatro anos o cabeça de lista foi Francisco José Viegas, António Leitão Amaro em Viseu, em substituição de Almeida Henriques, Manuel Frexes em Castelo Branco, no lugar de Costa Neves, Margarida Mano em Coimbra, em vez de José Manuel Canavarro, António Costa da Silva em Évora, em vez de Pedro Lynce, José Carlos Barros em Faro, no lugar de Mendes Bota, e Carlos Peixoto na Guarda, onde há quatro anos o cabeça de lista foi Manuel Meirinho.

Apesar das candidaturas separadas nas ilhas, a coligação “Portugal à Frente” divulgou também os primeiros nomes de cada partido nos Açores e na Madeira.

Nos Açores, a lista do PSD será liderada por Berta Cabral, e a lista de coligação CDS-PP/PPM terá como primeiro nome Félix Rodrigues. Na Madeira, a lista do PSD será encabeçada por Sara Madruga da Costa, e o cabeça de lista do CDS-PP será José Manuel Rodrigues.

Confira a lista completa:

Aveiro: Luís Montenegro (Primeiro nome do CDS: João Almeida)

Beja: Nilza Sena

Braga: Jorge Moreira da Silva

Bragança: Adão Silva

Castelo Branco: Manuel Frexes

Coimbra: Margarida Mano (Independente)

Évora: António Costa da Silva

Faro: José Carlos Barros (Independente)

Guarda: Carlos Peixoto

Leiria: Teresa Morais (Primeiro nome do CDS: Assunção Cristas)

Lisboa: Passos Coelho (Número 2: Paulo Portas)

Portalegre: Cristóvão Crespo

Porto: José Pedro Aguiar Branco (Número dois: Marco António Costa; Primeiro nome do CDS: Pedro Mota Soares)

Santarém: Teresa Leal Coelho

Setúbal: Maria Luís Albuquerque

Viana do Castelo: Carlos Abreu Amorim (Independente)

Vila Real:  Luís Ramos

Viseu: António Leitão Amaro

Europa: Carlos Gonçalves

Fora da Europa: José Cesário

O secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, destacou a renovação de aproximadamente 70% dos cabeças de lista escolhidos pelo presidente do partido, e assinalou também o facto de haver 32% de mulheres.

"Há uma renovação muito grande. Só sete dos cabeças de lista de 2011 é que se mantêm, e há quinze novos cabeças de lista, o que dá uma renovação de aproximadamente de 70%."

Comparando os nomes agora escolhidos por Pedro Passos Coelho com os cabeças de lista de 2011, José Matos Correia salientou que há "mais cinco mulheres cabeças de lista", referindo que passaram de duas para sete, ou seja, "de 9% para 32% do total".

Os presidentes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, vão apresentar o programa eleitoral da coligação "Portugal à Frente" na quarta-feira, às 18:30, num hotel de Lisboa. A informação foi divulgada esta segunda-feira, através de um comunicado.