O PS vai indicar o deputado Sérgio Sousa Pinto para presidir à Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, substituindo Alberto Martins nestas funções, disse hoje à agência Lusa fonte da direção da bancada socialista.

Alberto Martins abandonou a presidência da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros no início desta sessão legislativa, na sequência da sua eleição para o lugar de líder parlamentar do PS.

Sérgio Sousa Pinto, considerado próximo do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, foi enquanto eurodeputado, entre 2004 e 2009, presidente da Delegação para as Relações entre o Parlamento Europeu e o Mercosul.

No início deste mês, o antigo líder da JS ponderou candidatar-se à sucessão de Carlos Zorrinho na presidência do Grupo Parlamentar do PS, mas acabou por não concretizar essa iniciativa.

Na reunião de hoje da bancada socialista, além da indicação de Sérgio Sousa Pinto para a presidência da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, Alberto Martins também deverá anunciar os pelouros dos vice-presidentes do seu Grupo Parlamentar.

PS indica novos nomes para «vices» das comissões de Assuntos Constitucionais e Assuntos Europeus

De acordo com fonte socialista, também foi hoje conhecido que o PS vai indicar os nomes dos deputados socialistas Filipe Neto Brandão para vice-presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais e de Vitalino Canas para «vice» da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus.