Os vereadores independentes da Câmara Municipal de Lisboa Manuel Salgado, José Sá Fernandes, Catarina Vaz Pinto e Maria João Mendes demonstraram hoje o seu apoio ao autarca "alfacinha" na corrida socialista contra António José Seguro.

«A experiência de trabalho, durante sete anos, demonstrou a excecional capacidade de António Costa para fazer consensos, mas, e principalmente, integrar contributos de pessoas muito diferentes, de formações diversas, num projeto de futuro que tem feito a transformação muito signficativa de Lisboa», sintetizou à Lusa o arquiteto Manuel Salgado.

O responsável da autarquia salientou tratar-se de um «projeto que pensa muito nas pessoas, em contraciclo devido à crise económico-financeira de 2008, que trouxe cada vez mais restrições e dificuldades, e conseguiu reagir, procurando fazer mais com menos recursos e o qual deveria ser ampliado para a escala do país».

Além de Salgado, também os outros três vereadores sem filiação no PS manifestaram o seu apoio formal a Costa na candidatura a primeiro-ministro, que será decidida nas eleições «diretas» de 28 de setembro.

Os quatro membros da equipa de Costa destacam a «experiência política sólida», «perspicácia», «inteligência», «determinação» e «perseverança» do autarca, bem como a sua forma de «analisar e discutir os assuntos, apelar e conseguir a participação dos cidadãos» e os valores da «descentralização», sem hesitar e com vista a «decidir».