logotipo tvi24

PS elogia redução do défice, mas erra no valor

Programa eleitoral fala em recuo de 2,7 por cento, mas na verdade só recuou 0,4

Por: tvi24 / CLC    |   2011-04-28 01:32

O o programa eleitoral do Partido Socialista, apresentado esta quarta-feira por José Sócrates no Centro Cultural de Belém, tem um engano no valor do défice de 2010. O erro é tanto maior quanto serve para o PS elogiar as políticas de consolidação financeira levadas a cabo pelo Governo.

O programa eleitoral fala de um défice de 6,8 por cento «isto é, menos 2,7 pontos percentuais do que no ano anterior», acrescentado que «este é um indicador evidente do esforço de consolidação realizado». «A execução orçamental fez recuar significativamente o défice orçamental», pode ler-se.

No entanto, o valor real do défice é de 9,1 por cento. Os valores reais, recorde-se, foram corrigidos pelo Instituto Nacional de Estatística no passado dia 23 de Abril. Ora nesse sentido, o défice de 2010 não recuou 2,7 pontos percentuais, como refere o programa eleitoral do PS, mas antes 0,4 por cento.

Partilhar
EM BAIXO: Sócrates (José Goulão/Lusa)
Sócrates (José Goulão/Lusa)

Reação contra manifesto dos 70 mostra que «atingiu o alvo»
João Cravinho afirmou que a reação feroz troika mostra que o manifesto «atingiu o alvo»
Europeias são momento para «fazer renascer a esperança» em Portugal
«Este presente não pode ser o nosso futuro», afirmou Jorge Sampaio
PCP apoia a decisão de Lisboa não se candidatar ao Euro 2020
O Euro2020 «envolve custos e responsabilidades que a câmara está longe, por si só, de conseguir assumir», afirmou João Ferreira