O Presidente da República definiu como objectivo da visita de Estado à Alemanha, que começa esta terça-feira, «aprofundar ainda mais as relações políticas, económicas e sociais» entre aquele país e Portugal.

«Quero fazer desta minha visita à Alemanha um momento alto na amizade, na fraternidade, das relações de proximidade entre Portugal e a Alemanha», afirma o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, num vídeo colocado no site da Presidência da República e também disponível no Youtube.

No vídeo, gravado já na segunda-feira, pouco depois da comitiva ter chegado a Berlim, o chefe de Estado aponta como objectivo da sua primeira visita de Estado à Alemanha um maior aprofundamento das Relações políticas, económicas e culturais entre os dois países, enfatizando o encontro que terá terça-feira com a chanceler alemã Angela Merkel.

«Irei encontrar-me com a chanceler Merkel num tempo em que em toda a Europa se discute formas de vencer a crise económica, financeira e social que nos atinge», refere Cavaco Silva.

Na mensagem, que tem como cenário a Porta de Brandemburgo, o Presidente da República sublinha ainda o encontro que terá com a comunidade portuguesa a viver na Alemanha, sexta-feira, em Osnabrück, cidade onde terá ainda a oportunidade de se encontrar com «um amigo de Portugal»: o actual presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert-Pottering.

As exposições que serão por si inauguradas sobre a vida e obra de Manuel de Oliveira e sobre a arquitectura portuguesa contemporânea merecem igualmente uma nota do chefe de Estado na mensagem, que começa precisamente com Cavaco Silva a recordar a sua visita à Alemanha em 1986.