O ex-Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que está em Lisboa esta quinta-feira para participar numa conferência, foi recebido por Cavaco Silva no Palácio de Belém, tendo aproveitado a audiência para apresentar dois empreendedores norte-americanos.

O chefe de Estado português recebeu o ex-governante norte-americano na sala dos Embaixadores, onde trocaram algumas palavras de circunstância diante da comunicação social presente no local.

Antes de entrar na sala de audiências, Bill Clinton fez questão de apresentar a Cavaco Silva dois amigos próximos: Ted Waitt, diretor executivo da Waitt Fundation (vocacionada para as áreas da investigação e educação), e Rolando Gonzalez Bunster, diretor executivo da InterEnergy Holdings (grupo especializado na produção e na distribuição de energia).

Durante a breve conversa com Ted Waitt, oriundo da Califórnia, Cavaco Silva recordou a grande comunidade portuguesa que reside neste Estado norte-americano.

Bill Clinton e o chefe de Estado português conhecem-se desde a década de 1990, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro.

O ex-Presidente norte-americano está em Lisboa para falar aos estudantes da Universidade Europeia sobre «A atual situação económica global».

A última vez que Clinton esteve em Lisboa foi em junho de 2008, também numa breve visita, para participar numa palestra, intitulada «Uma só humanidade», que na altura foi promovida pela EDP e por uma agência de comunicação.

Bill Clinton, do Partido Democrata, marido da ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, foi Presidente dos Estados Unidos durante dois mandatos consecutivos, entre 1993 e 2001.