O chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, recebe na quinta-feira o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, em audiência, seguida de um almoço.

De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, a audiência de Cavaco Silva a Marcelo Rebelo de Sousa está marcada para as 12:30, no Palácio de Belém.

Logo na noite das eleições, no domingo, o Presidente da República telefonou ao seu sucessor, felicitando-o pelo êxito alcançado na eleição para a Presidência da República Portuguesa" e desejando-lhe "os maiores sucessos no exercício de funções de grande exigência e fundamental importância para o futuro de Portugal e dos portugueses".

 

Ferro Rodrigues recebe Marcelo Rebelo de Sousa no Parlamento 


O presidente da Assembleia da República recebe no Parlamento, também na quinta-feira, pelas 16:30, o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, refere uma nota oficial do gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues enviada à agência Lusa.

A reunião de Ferro Rodrigues com Marcelo Rebelo de Sousa ocorrerá poucas horas depois da audiência, seguida de almoço, que o Presidente da República eleito terá com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Logo na noite eleitoral de domingo, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela sua eleição para Presidente da República, adiantando que se empenhará com "lealdade pessoal" num "articulado trabalho entre órgãos de soberania".

"Desejei ao Presidente da República eleito um mandato de sucessos", referia uma nota do presidente da Assembleia da República enviada à agência Lusa.

Na mesma nota, Ferro Rodrigues adiantava que, na qualidade de presidente da Assembleia da República, contribuirá "com toda a lealdade pessoal e institucional para um bom e articulado trabalho entre órgãos de soberania".

 

António Costa janta com Presidente da República eleito em São Bento


Ainda na quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa janta, na residência oficial de São Bento, com o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, refere uma nota do gabinete do líder do Executivo enviada esta quarta-feira à agência Lusa.

Este jantar de António Costa com Marcelo Rebelo de Sousa, agendado para as 21:00, acontece depois de o Presidente da República eleito ter uma audiência (seguida de almoço) com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, e de se reunir a meio da tarde com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no parlamento.

Na noite eleitoral de domingo, o primeiro-ministro felicitou Marcelo Rebelo de Sousa como vencedor das eleições presidenciais e formulou "votos sinceros dos maiores sucessos no exercício do mandato lhe foi conferido pelos portugueses".

"Ao Presidente da República agora eleito quero reafirmar o compromisso de máxima lealdade e plena cooperação institucional, que tive a oportunidade de expressar aquando da tomada de posse do atual Governo", declarou o primeiro-ministro no domingo à noite.

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Marcelo Rebelo de Sousa tomará posse como Presidente da República a 9 de março.

Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante.