A reunião do Conselho de Estado começou pelas 15:05 desta sexta-feira, com duas ausências: do antigo Presidente da República António Ramalho Eanes e do neurocientista António Damásio, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

No caso do general Ramalho Eanes, a ausência dá-se por indicação médica, "por estar com gripe", segundo um comunicado do próprio enviado à Lusa, dando conta de que fez chegar "ao secretariado do Conselho de Estado a comunicação escrita que tinha preparado".

O órgão de consulta política do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne-se no Palácio de Belém, em Lisboa, tendo como tema o quadro financeiro que se seguirá ao Portugal 2020.

Antes de se iniciar esta reunião, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, tomou posse como membro do Conselho de Estado.

Esta é a primeira reunião do Conselho de Estado em 2018 e a oitava convocada por Marcelo Rebelo de Sousa, que imprimiu ritmo trimestral às reuniões deste órgão de consulta desde que tomou posse como Presidente da República, em março de 2016.