José Maria Teixeira Leite Martins, João Almeida e António Manuel Costa Moura são os novos secretários de Estado da Administração Pública, da Administração Interna e da Justiça, respectivamente, de acordo com uma nota da Presidência da República.

A tomada de posse dos novos secretários de Estado decorrerá esta segunda-feira às 15:00, no Palácio de Belém.

Vão ser exonerados o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, o secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d' Ávila, e o secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo.

De acordo com a nota de Belém, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, «aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo primeiro-Ministro de exoneração de secretários de Estado e de nomeação de novos titulares».

O novo secretário de Estado da Administração Pública desempenhava desde 2004 funções como inspetor-geral de Finanças, enquanto João Almeida, novo secretário de Estado da Administração Interna, era porta-voz do CDS-PP e deputado eleito por aquele partido.

O novo secretário de Estado da Justiça, António Manuel Costa Moura, era chefe de gabinete da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.