Pedro Silva Pereira, antigo ministro de José Sócrates, é sétimo na lista do PS às eleições europeias, que tem Carlos Zorrinho como número três e mantém em lugares elegíveis as atuais eurodeputadas Elisa Ferreira e Ana Gomes.

A lista apresentada à Comissão Política Nacional do PS, reunida na sede do partido, em Lisboa, e que foi distribuída aos jornalistas, coloca Elisa Ferreira em quarto lugar e Ana Gomes em sexto.

Os atuais eurodeputados Vital Moreira, Edite Estrela, Capoulas Santos e Correia de Campos não constam da lista.

A lista, liderada por Francisco Assis, tem como número dois a antiga ministra de António Guterres e atual conselheira da União Europeia Maria João Rodrigues, em quinto o açoriano especialista na área do mar Ricardo Serrão Santos, a professora universitária madeirense Liliana Rodrigues em oitavo, Manuel dos Santos em nono, Maria Amélia Antunes em décimo e José Junqueiro em décimo primeiro.

O ensaísta Eduardo Lourenço é candidato em 21.º lugar, o último dos efetivos.

Em 2009, o PS elegeu sete eurodeputados, numa lista liderada por Vital Moreira: Edite Estrela, Capoulas Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos e Luís Paulo Alves.

A lista do PS «teve como critério promover três grandes objetivos: renovação, qualidade e competências específicas em dossiês fundamentais para Portugal, tendo em vista a articulação entre o futuro Governo e o Parlamento Europeu», segundo divulgou fonte oficial do partido.

Essa pretendida articulação foi pensada em «três áreas prioritárias: emprego, União Económica e Monetária, Mar e o seu potencial económico».

Lista completa (efetivos):

1 - Francisco Assis

2 - Maria João Rodrigues

3 - Carlos Zorrinho

4 - Elisa Ferreira

5 - Ricardo Serrão Santos

6 - Ana Gomes

7 - Pedro Silva Pereira

8 - Liliana Rodrigues

9 - Manuel dos Santos

10 - Maria Amélia Antunes

11 - Fernando Moniz

12 - Isabel Coutinho

13 - José Junqueiro

14 - Célia Afra

15 - Diogo Leão

16 - Maria da Luz Lopes

17 - Henrique Ferreira

18 - Maria de Fátima Carvalho

19 - Júlio Barroso

20 - Maria José Baptista

21 - Eduardo Lourenço