O Presidente da República, Cavaco Silva, encontrou-se esta terça-feira com o Presidente norte-americano, entre outros homólogos, e teve uma «longa conversa» com o primeiro-ministro timorense, à margem das cerimónias fúnebres de Nelson Mandela, em Joanesburgo, disse à Lusa fonte de Belém.

Segundo fonte da Presidência, Cavaco Silva encontrou-se também com Barack Obama, com o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, e com o Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, à margem das cerimónias fúnebres que decorrem no estádio do Soweto, em Joanesburgo.

Cavaco Silva chegou ao estádio quando a cerimónia já tinha começado, reporta a Lusa.

Pelo Governo português marcou presença nas cerimónias fúnebres o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Segundo Belém, o Presidente da República dará uma conferência de imprensa aos jornalistas portugueses esta terça-feira à tarde, em Joanesburgo.

Dezenas de milhares de pessoas estão no estádio Cidade do Futebol, no Soweto, em Joanesburgo, para assistir às cerimónias fúnebres de Nelson Mandela, juntando cidadãos e chefes de Estado, membros da realeza e líderes religiosos.

Mandela morreu na quinta-feira, aos 95 anos.

Depois das cerimónias em Joanesburgo, o corpo de Mandela vai estar exposto durante três dias na capital sul-africana, Pretória.

No domingo, o herói da luta anti-apartheid vai ser sepultado nunca campa modesta, em Qunu, terra natal, na província do Cabo Oriental.