O ministro da Economia, Pires de Lima, voltou a afirmar que é contra salários baixos, uma política que considera que outros estados querem impor aos países do sul da Europa. Pires de lima considera que Portugal está num período de viragem e que é preciso apostar na qualificação das pessoas, em particular no setor da Saúde.

O governante diz ainda que é preciso crescimento e quer todos os sectores da economia a mexer para consolidar os sinais positivos dos últimos meses, o sector da saúde é vital, defende. Para o ministro, não há lugar para salários baixos.

O Sistema Nacional de Saúde foi elogiado na quarta conferência do Health Cluster Portugal, um pólo que agrega várias empresas e entidades, em prol da competitividade. Uma das apostas vai para o turismo de saúde, uma área que está a ser estudada por 20 entidades para arrancar com projetos a partir do ano que vem.

O desafio até 2020 é transferir o conhecimento adquirido nas universidades para o mercado, criar novos produtos, novos serviços, para que Portugal seja competitivo também no setor da saúde.