O PS disse, esta segunda-feira que os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) atestam o «caminho errado» que o Governo traçou para o país nos últimos três anos.

«Os dados que hoje foram apresentados pelo INE são a confirmação do caminho errado que este país tem levado nos últimos três anos», declarou Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, em declarações aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa.

O socialista comentava os dados mais recentes referentes ao Produto Interno Bruto (PIB), e interrogou o Governo sobre a sua política económica para o país.

«Vamos continuar por este caminho de empobrecimento? Vamos continuar por este caminho em que a balança de bens e serviços começa a dar notas de saturação? Vamos continuar a cortar salários e pensões para construir que país, um país mais pobre, um país em que se vive pior?», questionou o dirigente socialista.

Eurico Brilhante Dias chamou ainda a atenção para as exportações, que caíram 4,9% em abril face a período homólogo, enquanto «as importações continuam a crescer».

O PIB registou, em termos homólogos, um aumento de 1,3% no primeiro trimestre e uma queda de 0,6% face ao trimestre anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A primeira estimativa do INE, divulgada em maio, apontava para uma queda de 0,7% no primeiro trimestre face ao trimestre anterior e um crescimento homólogo de 1,2% face ao mesmo trimestre do ano passado.