A comissão parlamentar de inquérito sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), pedida potestativamente pelo PCP com a colaboração da restante oposição, vai tomar posse terça-feira, liderada por um deputado socialista, decidiu-se hoje em conferência de líderes.

Segundo o deputado-secretário da Mesa da Assembleia da República Duarte Pacheco, os diversos partidos vão indicar até sexta-feira os parlamentares que tomarão lugar naqueles trabalhos, cuja presidência será entregue a uma das forças que subscreveu o pedido potestativo

«Neste caso, houve o entendimento de que caberá ao PS», afirmou o deputado social democrata. O PS viabilizou a intenção dos comunistas, com as assinaturas necessárias para perfazer um quinto dos mandatos do Parlamento.

O próximo debate quinzenal com o Primeiro-Ministro vai ter lugar somente a 05 de março, uma quarta-feira em vez da habitual sexta-feira, uma vez que Passos Coelho estará ausente do país e os partidos acordaram que o mesmo fosse realizado no dia útil parlamentar seguinte.

Com as próximas semanas ocupadas com jornadas parlamentares de PCP e PS (24 e 25 de fevereiro), além do congresso do PSD (21, 22 e 23 de fevereiro), destaca-se o debate do projeto de resolução do BE sobre praxes académicas, agendado para 28 de fevereiro.

Antes, a 20 de fevereiro, os deputados debaterão um projeto de lei que regula o recurso às redes sociais na Internet em tempo de eleições, apresentado pelo PS, cerca de dois meses antes do sufrágio europeu.