Os partidos com representação no Parlamento Europeu têm esta quarta-feira agendas de campanha mais leves, num dia em que é gravado o primeiro debate televisivo e em que o Benfica disputa a final da Liga Europa.

Os cabeças de lista do PS, Francisco Assis, da coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), Paulo Rangel, da CDU, João Ferreira, e do BE, Marisa Matias, gravam pelas 10:00 um debate no Económico TV, que será transmitido no canal por cabo na quinta-feira à noite.

No dia em que o Benfica disputa a final da Liga Europa de futebol com o Sevilha, em Turim, a partir das 19:45, apenas a CDU tem eventos de campanha marcados para depois do jogo.

A partir da hora de almoço, a agenda de Marisa Matias inclui deslocações à margem sul do Tejo, onde se encontrará com ecologistas e depois com trabalhadores da AutoEuropa, já com a coordenadora do partido, Catarina Martins, ao seu lado, terminando o dia de campanha com uma viagem de barco no rio Sado, por volta das 17:00.

O dia da final da Liga Europa não passa, contudo, ao lado da campanha do Bloco de Esquerda: apesar de não ser uma iniciativa oficial, o núcleo do BE da Moita organiza, extra-agenda, um convívio - no Ginásio Atlético Clube, na Baixa da Banheira - onde a cabeça de lista Marisa Matias, a coordenadora do partido Catarina Martins e o candidato António Chora vão estar presentes e assistir à final europeia onde o Benfica disputa o título.

Pela CDU, João Ferreira estará a partir das 15:00 em Peniche e visitará uma escola de renda de bilros. O candidato desloca-se depois à Marinha Grande para falar com a comissão local de utentes de saúde.

O cabeça de lista da CDU, sportinguista confesso, mas interessado na prestação de uma equipa portuguesa na Europa, cumpre a iniciativa marcada para a noite em Alcobaça - um jantar com várias intervenções, mas apenas depois do desafio de futebol, a que assistirá pela televisão no local do comício.

A caravana da coligação Aliança Portugal, que junta PSD e CDS-PP, continuará o dia, após o debate no Económico TV, por Mafra, Sintra, Odivelas e Vila Franca de Xira.

O almoço da campanha decorre em Mafra, seguindo-se depois uma visita ao Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, em Mira Sintra, uma deslocação ao Centro Comunitário Paroquial da Ramada e um encontro com o movimento associativo em Alverca do Ribatejo, por volta das 18:30.

Os principais candidatos da coligação, Paulo Rangel e Nuno Melo, vão depois assistir ao jogo do Benfica num café emblemático do centro de Lisboa.

O número um da lista socialista às europeias, Francisco Assis, participa na apresentação pública dos mandatários da candidatura do Partido Socialista pelo distrito do Porto, em Ermesinde, ao final da tarde, e assiste em seguida ao Benfica-Sevilha no cais de Gaia.