Rui Moreira vai poder contar com o apoio do Partido Socialista na recandidatura à Câmara do Porto, em 2017.  A concelhia socialista aprovou por unanimidade e aclamação o apoio ao atual Presidente da Câmara, segundo avança o jornal Público.

As razões para esta decisão prendem-se com a avaliação política positiva que o PS faz da gestão à frente da autarquia.

Em declarações ao jornal Público, no final da reunião da comissão política, Tiago Barbosa Ribeiro, presidente da concelhia socialista, disse que acredita que a estratégia agora aprovada terá o "apoio inequívoco" do PS, sublinhando que seria "estranho" que o partido, de "um momento para o outro", anulasse e esquecesse o "bom trabalho que está a ser feito na cidade do Porto e que pusesse em causa o contributo que os socialistas estão a dar à gestão" de Rui Moreira.

Recorde-se que no final do congresso do PS, em junho, António Costa já tinha deixado a porta aberta a um eventual apoio a Rui Moreira para continuar à frente da Câmara do Porto.

Na altura, o autarca manifestou-se “muito satisfeito” com esse eventual apoio, prometendo, porém, que a sua candidatura “será sempre uma candidatura independente”.

O CDS também anunciou que ia apoiar Rui Moreira nas eleições autárquicas do próximo ano.