A presidente da Assembleia da República desloca-se a Angola na próxima semana para uma reunião da CPLP e um encontro bilateral entre os parlamentos dos dois países, foi anunciado esta quarta-feira na conferência de líderes.

A visita de Assunção Esteves a Angola decorrerá na próxima segunda, terça e quarta-feira, e tem como objetivo a participação numa reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrendo em simultâneo um encontro bilateral entre representantes dos parlamentos dos dois países.

A presidente da Assembleia da República convidou, como habitualmente, os grupos parlamentares a estarem representados na comitiva, tendo o Bloco de Esquerda recusado acompanhar Assunção Esteves.

«A democracia não é plena em Angola. Há direitos fundamentais que não são respeitados, a liberdade de imprensa não é plenamente respeitada, a liberdade de manifestação não é plenamente representada», justificou à Lusa o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.

Para Pedro Filipe Soares, há uma «tentativa de transformação de uma reunião da CPLP num encontro bilateral».

O líder parlamentar bloquista sublinhou ainda que «a motivação» da visita da presidente da Assembleia da República é participar de um encontro da CPLP, um organismo no qual o BE nunca esteve representado, sendo a representação parlamentar portuguesa tradicionalmente dividida entre PSD e PS.