PSD, PS e CDS aprovam adesão da Croácia à União Europeia

PCP, BE e PEV abstiveram-se

Por: tvi24 / PC    |   21 de Setembro de 2012 às 13:43
PSD, PS e CDS-PP aprovaram nesta sexta-feira na Assembleia da República, a ratificação do tratado de adesão da Croácia à União Europeia, diploma que teve as abstenções do PCP, Bloco de Esquerda e «Os Verdes».

A adesão da Croácia à União Europeia passou com reservas no Parlamento Europeu a 1 de dezembro do ano passado, tendo o respetivo tratado sido assinado em Bruxelas oito dias depois em cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

O tratado encontra-se agora em fase de ratificação pelos Estados-membros da União Europeia.

No final deste processo de ratificação, no próximo 1 de julho, a Croácia, que se separou da antiga Jugoslávia na sequência de guerra entre 1991 e 1995, deverá tornar-se o 28º Estado-membro da União Europeia.
Partilhar
EM BAIXO: Parlamento
Parlamento

COMENTÁRIOS

PUB
Sobretaxa teria sido devolvida se já houvesse crédito fiscal

Paulo Núncio diz que se o crédito fiscal que poderá devolver a sobretaxa tivesse sido introduzido em 2013 e em 2014 os contribuintes teriam recebido a totalidade do imposto pago nos anos anteriores. Isto porque, explicou o governante, o aumento da receita fiscal em IVA e em IRS que «superou o objetivo na ordem dos 1.200 milhões de euros». Assim, como a receita da sobretaxa é estimada em 760 milhões de euros, «se (a medida) estivesse em vigor em 2013, os contribuintes teriam recebido a totalidade da sobretaxa em 2014»