O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ter na receção em Belém à Seleção Nacional o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e os lideres partidários, de acordo com fonte da presidência.

Nesta cerimónia, que decorre esta segunda-feira à tarde nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa, estarão também presentes o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o bispo timorense Ximenes Belo.

O jogador Cristiano Ronaldo e o seleccionador Fernando Santos vão receber a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, insígnias superiores às dos restantes elementos da Seleção.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, não consegue comparecer ao evento e, por isso, estará em representação do partido o vice-presidente Jorge Moreira da Silva.

Embora a condecoração aos elementos da Seleção Nacional esteja prevista para os próximos dias, esta segunda-feira vai já ser entregue um alvará de concessão dessa condecoração.

A atribuição destas insígnias à Seleção Nacional de futebol, que domingo venceu o campeonato europeu, pelo Presidente da República, vai decorrer dentro de alguns dias, mas não esta segunda-feira.

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis, França