Marcelo Rebelo de Sousa considera que o «PSD fez um erro de palmatória na gestão do dossier swap» e que o secretário de Estado do Tesouro tem a sua credibilidade abalada.

No seu comentário habitual no «Jornal das 8», da TVI, Rebelo de Sousa elogia a prestação de Maria Luís Albuquerque na Comissão de Inquérito aos contratos de alto risco. Mas o comentador diz que a manter-se, o atual secretário de Estado do Tesouro, Pais Jorge, fragiliza, ainda mais, o papel da ministra das Finanças.

«O Secretário de Estado do Tesouro até pode ficar no Governo mas fragiliza Ministra das Finanças», considerou o comentador, criticando a impreparação de Pais Jorge no briefing governamental desta semana: «Era um susto ver o homem responder».

Pais Jorge disse que não se lembrava de ter estado numa reunião onde foram propostos swaps tóxicos, em 2005, ao Governo de José Sócrates, como forma de deturpar as contas públicas.

Muito crítico, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que os «briefings são uma espécie de brincar à Casa Branca» por parte dos governantes Miguel Poiares Maduro e Pedro Lomba, e que o «Governo decide dar tiros nos próprios pés», até porque «ainda não houve um briefing que corresse bem».

VÍDEO: «Há sinais positivos para a economia mas não se deve deitar foguetes antes do tempo»>

VÍDEO: «Foi Menezes quem indicou Rui Rio para secretário-geral do PSD» revela Marcelo Rebelo de Sousa

VÍDEO: Quem vai ganhar a guerra entre a Benfica TV e a Sport TV? Marcelo Rebelo de Sousa responde...

VÍDEO: Marcelo sobre ações de Machete: «Sempre achei que não era de acreditar» no BPN>

VÍDEO: «Seguro não tem estratégia alternativa»

VÍDEO: Marcelo sobre Pais Jorge: «Era um susto ver o homem responder»

VÍDEO: «Seguro, ou faz um flic-flac, ou entra outro... António Costa»

VÍDEO: «E se um juiz presidir a um julgamento com 2,6 graus de alcoolémia?»

VÍDEO: Se TC aceitar limitação de mandatos «avançam os que estão em segundo lugar»