pub

Ler a última notícia

Amigos de Olivença reúnem-se com partidos

Associação luta pela anexação a Portugal e contra o esquecimento

Por: Redacção / CF  |  31- 3- 2010  10: 38

Comentários
Espanha respeita convénio dos Rios

É um episódio da História, mas que o Grupo de Amigos de Olivença não quer que passe à história. Mais uma vez. Assim, o Grupo de Amigos de Olivença inicia na quarta-feira, numa audiência com o PCP, uma nova ronda de contactos com os grupos parlamentares sobre a falta de uma tomada de posição oficial do Estado português sobre aquele «território ocupado».

O objectivo é fazer cumprir uma resolução aprovada em 2004 pela Assembleia da República que indicava a ida do ministro dos Negócios Estrangeiros ao Parlamento para «afirmar inequivocamente a posição do Estado», referiu à Lusa, o presidente da associação, Gonçalo Feio.

«Como não houve seguimento prático, nenhum dos ministros dos Negócios Estrangeiros se deslocou ao hemiciclo para o fazer, efectuámos contactos para relembrar o compromisso assumido em plenário e perguntar como estão os trabalhos a este respeito», explicou o representante.

Olivença é uma espécie de terra de ninguém. Ninguém consegue mudar o estado das coisas. Desde 1938 que esta associação luta pela integração em Portugal daquela vila, com os olhos postos no Guadiana, entalada na fronteira entre Portugal e Espanha, com um braço a tocar Elvas (23 quilómetros de distância) e outro em Badajoz (dista 24 quilómetros).

O Grupo de Amigos de Olivença admite que o assunto é complexo e «suscita melindre». Critica Portugal, que acusa de ter «uma posição que se confunde com alguma delicadeza diplomática e alguma subserviência. Dois bons amigos devem discutir os assuntos cara a cara», acrescenta.

Nesta nova ronda, o PCP foi o único partido a responder à associação, mas Gonçalo Feio não se mostra derrotado nesta batalha. Referiu que, ao longo dos seis anos, não houve nenhum partido com assento parlamentar que não tivesse recebido o grupo pelo menos uma vez.

Estamos no Facebookmais aqui

Plano de
Lisboa
A carregar...

Programação - Semana de 11 de Fevereiro a 17 de Fevereiro

  • Combate de BlogsInformação

    Combate de BlogsHoje com Daniel Carrapa («A Barriga de um Arquitecto») e Pedro Patrício («Maldita Arquitectura»)

  • CNN BackstoryAo sábado, às 21.30h

    CNN BackstoryPrograma de referência na CNN, agora na TVI24.

  • Portugal PortuguêsDebate

    Portugal PortuguêsO programa que dá voz aos autarcas e aos munícipes.

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa